Técnica de viola: o recorte na moda-de-viola

Olhando para a trajetória da Filarmônica, pode-se dizer que ela passou por um processo de transformação e profissionalização, e ao mesmo tempo vem cumprindo um papel de ensino musical. Nesse sentido, por ser formada por um grupo heterogêneo de violeiros, de diferentes formações e origens, muitos são os os conhecimentos produzidos pelo grupo ao longo dos últimos 15 anos. São saberes e experiências que os músicos trocam entre si durante ensaios, shows e viagens e que colaboram efetivamente para o constante desenvolvimento musical e técnico da Orquestra.
Assim, com intuito de ampliar e divulgar esses saberes produzidos pelo grupo, foi produzida uma série de videos abordando alguns dos principais elementos do fazer musical com a viola caipira, seja através dos ritmos tradicionais da música caipira, técnicas instrumentais, dicas de manutenção do instrumento entre outros.
A série ganhou o título “Técnica de Viola” e como primeiro capítulo apresenta exemplos da batida do recortado presente nas modas-de-viola com o violeiro Messias da Viola, membro da Filarmônica.

Gravado no CIS Guanabara (Campinas/SP) em março de 2016.
Músicos:
João Paulo Amaral – diretor da Filarmônica de Violas
Messias da Viola – músico da Filarmônica de violas

Capação de imagens, áudio e edição: Cliparia
Idealização e produção executiva: V V T ideias culturais

Comments 1

  1. Maria elenice

    Tem alguma dica ou vídeo aulas para iniciantes? Alguma apostila com letras e cifras de musicas somente para viola? Agradeço pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *